Zé Raimundo
Zé Raimundo
Notícias

Farmácia Popular encerra atividades em Vitória da Conquista
5/7/2017 | Por: Da Redação

A partir de amanhã (6) os moradores de Vitória da Conquista e região não poderão mais contar com a unidade da Rede Própria do Programa Farmácia Popular do Brasil, que funcionou, até esta quarta-feira (5), na Praça Vitor Brito, centro da cidade. 

A informação do encerramento das atividades foi divulgada pela Secretaria Municipal de Saúde, no site da página da Prefeitura Municipal e amplamente divulgada pelos blogs da cidade. 

Criado pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o programa Farmácia Popular completou 13 anos em 2017. Pela primeira vez, a população teve acesso a 125 medicamentos oferecidos gratuitamente ou com desconto de 90% nos preços em uma rede própria de farmácias. 43 milhões de brasileiros foram beneficiados durante este período. 

Mas será o fim de todas as Farmácias Populares em todo o Brasil. Em junho deste ano, o governo Temer anunciou o fechamento de todas as unidades do programa Farmácia Popular até o final de agosto de 2017. 
Além de dificultar o acesso da população, principalmente a mais pobre, aos medicamentos, o governo Temer também deixa de garantir um dos direitos fundamentais do cidadão brasileiro: o direito à saúde com acesso universal e igualitário.

As unidades da rede privada conveniadas ao "Aqui tem Farmácia Popular", um braço do programa, no entanto, continuarão funcionando. Elas oferecem, porém, um número menor de medicamentos.

Em sua justificativa, o governo federal disse que está fechando as farmácias a fim de “cortar gastos” com as estruturas próprias e destinar o orçamento apenas aos medicamentos priorizando as redes conveniadas.

 

Alba Canal Assembléia
23/12/2015 O que se esconde atrás do ódio ao PT? Por: Leonardo Boff
Waldenor Deputado Federal

Zé Raimundo ® todos os direitos reservados.
Este site foi desenvolvido pela 2Pontos Agência Digital